14/06/2023 09:00 até 10:15
06/14/2023 09:00 to 10:15
Comissão de Estudo de Indicações Geográficas
Coordenadores:
Andréa Possinhas
Luiz Ricardo Marinello
Coordenadora Adjunta: Mariana Schwab Guerra Corrêa
Palestrante / Speaker: Jorge Tonietto
Representante do Embrapa, Uva e Vinho: Doutor em ‘Biologie de l’Evolution et Ecologie’ pela ‘École Nationale Supérieure Agronomique de Montpellier’ - E.N.S.A. de Montpellier, França e Mestre em Ciências em ‘Fruticultura de Clima Temperado’, pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Possui graduação em Engenharia Agronômica. Pesquisador A, junto ao Centro Nacional de Pesquisa de Uva e Vinho da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA, do Ministério da Agricultura e Pecuária, desde 1980. Coordenou os projetos de estruturação, para registro no INPI, das Indicações Geográficas de vinhos: Vale dos Vinhedos, Pinto Bandeira, Altos Montes, Monte Belo, Farroupilha, Campanha Gaúcha, Altos de Pinto Bandeira e participou dos projetos das IGs Vale do São Francisco e dos vinhos de Altitude de Santa Catarina; e coordena o projeto de estruturação da IG de vinhos Campos de Cima da Serra. Atuou na comissão nacional que elaborou as normas da ABNT para as indicações geográficas brasileiras. É autor do primeiro sistema mundial de classificação de climas vitícolas associado ao potencial qualitativo das regiões de vinhos - o ‘Sistema CCM Geovitícola’.
Palestrante / Speaker: Marcos Fabrício Welge Golçalves
Advogado, Mestre em Direito Intelectual - Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Portugal (2006), Pós-Graduado em Direito de Propriedade Intelectual - MBA da FGV/RJ (2002), Pós-Graduado em Direito da Integração Econômica da União Européia e Mercosul - Universidade de Coimbra e Escola de Magistratura Regional Federal da 2ª Região (2000). Autor e coautor de diversos livros sobre Indicações Geográficas. Membro da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual – ABPI e da Associação Portuguesa de Direito Intelectual – APDI. Consultor em Indicações Geográficas e Marcas coletivas, desde 2009, atuando junto ao processo de reconhecimento, reestruturação, gestão, controle e proteção do queijo da Canastra, queijo do Serro, do café da Região do Cerrado Mineiro, café das Matas de Minas, café das Mantiqueira de Minas, café do Campo das Vertentes, da cachaça de Salinas, das balas de bananas de Antonina, do barreado do Litoral do Paraná, do queijo de Witmarsum, da hortifruticultura de São Gotardo, da fruticultura do Jaíba, das bonecas do Vale do Jequitinhonha, do café da Região Vulcânica, café da Chapada de Minas, dentre outros.
Palestrante / Speaker: Renaud Gaillard
Conselheiro Regional para Propriedade Intelectual na Embaixada da França no Brasil, com sede no Rio de Janeiro, desde 2021: Mestrado em Administração de Empresas e Assuntos Jurídicos pela Burgundy School of Business (BSB), França, e Pós-Graduado em Administração de Empresas e Gestão de Pessoal pela Aston University (UK). É o especialista regional da América Latina para o INPI França (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Foi Conselheiro Regional para Propriedade Intelectual na Embaixada da França, na Índia, por 6 anos. Durante suas tarefas na diplomacia econômica e em vários outros setores, tratou de assuntos de PI, tais como proteção de marca, promoção de indicações geográficas, conscientização de PI, negócios, estratégia de valorização de PI e inovação para empresas, combate à pirataria, contrafação e violação de PI e questões anti-falsificação e cooperação institucional internacional.